Colegiado Executivo da Adires se reúne com Secretário de educação

Na última segunda-feira, 04/10, nos reunimos com o secretário de educação @vitordeangelo para apresentar as principais demandas do segmento dos diretores das escolas da rede estadual. Entre elas o desconto do auxílio alimentação, 40 horas para o diretor com um vinculo, prestação de contas no edocs e da educação conectada, a sobrecarga de atribuições administrativas e aumento salarial.

No que se refere ao desconto do auxílio alimentação o Secretário informou que buscará justificativas junto à SEGER e, como trata-se de descontos diferentes, cada caso será estudado e, posteriormente, teremos a devolutiva.
Sobre as 40 horas para Diretor com um vínculo, o projeto de Lei está pronto, esperando apenas virar o ano e com ele o fim da vigência da lei federal impeditiva do andamento do PL para que este seja enviado.
Acerca das prestações de contas e-docs e sobre a educação conectada, o secretário dará celeridade ao que foi anunciado referente a contratação de profissional de TI e/ou outros profissionais competentes para ajudar os diretores com essa demanda.
Sobre a sobrecarga de atribuições administrativas, o secretário enfatizou que durante o estado de pandemia isso está afetando todos os setores da Secretaria de Educação mas está aberto a nos ouvir e ajudar no que for possível sempre que precisarmos. Foi inclusive proposto por Vítor que se estabeleça periodicidade em reuniões com a ADIRES, a fim de estreitar a relação e buscar soluções para os percalços enfrentados pelos Diretor de Escola.
No tocante ao aumento salarial, secretário informou que o Governo do Estado tem parecer favorável do Tribunal de Contas para conceder recomposição salarial ao magistério, porém precisa aguardar posicionamento do Supremo Tribunal Federal.
Informou também que em 2022 haverá concurso para magistério estadual e para Agente de Suporte Educacional.
O Diretor de Comunicação da ADIRES Rômullo Ronne, destacou a importância do CASF nas unidades escolares: “É um profissional importante para equipe gestora pois seu trabalho no administrativo e financeiro propicia ao diretor uma maior dedicação ao pedagógico da escola”. O secretario nos informou que a meta é que todas as escolas de tipologia 1 tenham CASF.
Solicitamos ao secretário que seja concedido os três dias (11/10, 13/10 e 14/10) haja vista termos no calendário escolar 3 dias a mais do previsto, alinhando assim o calendário da rede estadual com as demais redes que aderiram ao recesso do Dia do Professor (15/10). O Secretário verificará viabilidade, mas adianta que nessa semana haverá o fim do sistema de revezamento das aulas presenciais na escola, esse pode ser fator dificultador. Foi sugerido o dia 01/11 também como um dia que poderia se descontar dos dias letivos remanescentes do calendário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *