COLEGIADO EXECUTIVO SE REUNE COM SEDU E APRESENTA PAUTA EMERGENCIAL DO SEGMENTO

No dia 19 de fevereiro, atendendo um pedido de agenda o Colegiado Executivo e a convite do Secretário Vitor de Angelo, a ADIRES, representada pelo Coordenador-Geral Diassis de Cassia Ximenes, pelos diretores Romullo Ronne, Marcela Cavati, Carlos Frederico e Ricardo Peterlini se reuniram com a Subsecretária Isaura Nobre e a Assessora Aline de Paula. Na oportunidade, foi apresentada a pauta emergencial do segmento dos diretores das escolas da rede estadual, como mudança de tipologia, pagamento de extensão de 40 horas para gestores com uma cadeira, reestruturação da patrulha escolar, monitoramento eletrônico das unidades e retorno dos coordenadores de pais.

No que se refere à nova tipologia, foi informado que nos próximos dias será publicada a nova Portaria, com a previsão de critérios mais claros e considerável avanço na classificação das escolas da rede.
Acerca do pleito de pagamento das 40 horas, algo esperado pelo gestores como elemento de valorização, foi elencado que há uma posição favorável do Secretário, todavia, o artigo 8 da Lei Complementar Federal 173/2020 (trata do contingenciamento de gastos públicos na pandemia do Covid 19), impede o aumento de despesas com pessoal. Assim que a norma sair de vigor o pedido será prontamente atendido.
A Subsecretária Isaura Nobre informou ainda que a patrulha escolar está passando por um processo de reestruturação. Porém, enquanto o novo modelo não é implementado a sistemática de trabalho não muda, e o destacamento continuará a atender as unidades escolares da mesma forma.
No campo da relação comunidade-escola foi enumerado que o projeto Coordenador de pais é um importante instrumento e seu retorno está sendo avaliado.
O Colegiado Executivo apresentou a Secretaria a proposta de implementação de um sistema de videomonitoramento para as escolas, o que é necessário, considerando o aumento de arrombamento e o número reduzido de vigilantes. A ideia foi bem recebida e será analisada. A Associação agradeceu a acolhida por parte da SEDU, que é sempre solícita em receber o segmento e debater os pontos de pauta apresentados.

Rômullo Ronne
Diretor de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *